Na Páscoa, proteja os seus rins!

6 de abril de 2012


Nesta época da Páscoa, eventualmente sujeita a alguns excessos, não se esqueça dos seus rins! É dever de todos nós mantê-los saudáveis. Como?

  • Adoptando ou mantendo hábitos alimentares saudáveis e equilibrados, como uma dieta rica em vegetais, frutas e fibras, sem excesso de proteínas animais (carnes, ovos, leite e derivados), sem excesso de sal, evitando o excesso de gorduras saturadas como as gorduras animais, alimentos fritos, e o excesso de doces e massas.
  • Mantendo uma hidratação oral adequada, ingerindo cerca de dois litros de líquidos por dia, evitando o excesso de bebidas alcoólicas.
  • Não fumar.
  • Praticar exercício físico regularmente, principalmente os exercícios aeróbios (caminhadas, corrida leve, natação, hidroginástica).
  • Se estiver acima do peso, procurar emagrecer, com orientação dietética e exercícios físicos.
  • Fazer um controlo rigoroso do colesterol, triglicéridos, glicemia, acido úrico e manter os níveis da pressão arterial dentro da normalidade.
Consulte este livro sobre a alimentação das crianças insuficientes renais, elaborado sob coordenação da Prof. Helena Jardim, do Hospital de S. João (Porto).

Consulte os conselhos da ADRNP e da APIR quanto à alimentação dos insuficientes renais.

DESEJAMOS A TODOS OS VISITANTES DO BLOG, UMA PÁSCOA FELIZ!

3 comentários:

Anónimo disse...

Vá lá meninas....

Eu diria...proteja os seus rins o ano inteiro e permita-se umas asneiritas deliciosas na Páscoa...

Boa Páscoa a todos!

Helena Jardim disse...

O conselho é do ano passado, mas continua válido...
Boa Páscoa

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.